quarta-feira, outubro 07, 2009

Manifesto contra a Lei do Desenrasca

Antes de mais, o que é a Lei do Desenrasca?
É aquela famosa lei portuguesa que diz que mesmo que não tens competência suficiente para desempenhar determinada função, o vais fazer proque tens umas certas luzes sobre como se faz e queres impressionar o teu chefe ou simplesmente mostrar a ti próprio que és capaz de realizar essa tarefa. A Lei do Desenrasca é o protótipo do pensamento português em que as especializações não servem para nada porque "nós sabemos fazer mais ou menos tudo".
Exemplo: Todos nós sabemos perfeitamente consertar os pequenos electrodomésticos lá de casa ou fazer de electricista. Ou então não...


Quando estamos armados em "desenrascas" com os nossos electrodomésticos lá de casa, a coisa até não é grave. Visto que o aparelhinho é nosso, já o pagámos e obviamente vamos ficar com o prejuízo! A questão que eu quero salientar é quando nos pedem para desenrascarmos no nosso trabalho. Aí é que a porca torce o rabo.

Não vos estou a querer dizer que sejamos inflexiveis no cumprimento dos nossos deveres laborais estritamente acordados e não possamos realizar outras tarefas. Mas que sejam minimamente dentro dos nossos conhecimentos!

Isto pode não parecer-vos grave mas no meu caso é bastante. Eu tirei uma especialização ou seja eu sou perita na realização de determinada tarefa. Se eu tirei esta especialização porque raio está alguém a "desenrascar" num emprego que me deveria pertencer a mim?

Temos de ser responsaveis e deixar de fazer tudo em cima do joelho. Cada macaco no seu galho! As especializações existem porque são necessárias! E quando alguém exerce funções num cargo especializado quando não está habilitado para tal está a roubar o emprego de alguém por direito, impede que o trabalho seja executado com rigor e impede que o país avance!

SEJAMOS RESPONSÁVEIS! CONTRA A LEI DO DESENRASCA!

Sem comentários: