terça-feira, outubro 13, 2009

Estágios (supostamente) profissionais não-remunerados??

Anúncios de emprego sobre Estágios profissionais não-remunerados??

Eu espero não ser a única criatura no mundo que se indigne com este tipo de situações não-laborais de exploração e "escravatura dos colarinhos brancos"!!!


Todos nós sabemos que estamos em crise mundial, que todos os dias fecham empresas, que as empresas não estão a passar ninguém para os quadros, que vivemos no paraíso do trabalho temporário, etc, etc. Mas será que alguém de lembra daquela coisa chamada dignidade?

Ah e tal, porque és jovem e tal...
Dignidade para os jovens licenciados.

Os jovens licenciados passaram 3-5 anos da sua vida a estudar na universidade para aprender uma profissão. Os paizinhos, o governo e consequentemente todo o país investiram neles. Para quê?

O Centro de Emprego apoia os estágios profissionais.
Ou seja, assinando um protocolo com o Centro de Emprego para a realização de um estágio profissional, as empresas beneficiam de certos vantagens. Ora se os incentivos institucionais já existem, porque não fazer uso deles? Desculpem-me mas a crise mundial não pode ser desculpa para esta infâmia! trabalhar para aquecer??

Desculpem-me mas eu não vivo do ar!
Eu já não sou estudante logo se estou a exercer a minha profissão ou outra paralela, tenho de ser recompensada pelo meu trabalho para que possa ter uma vida minimamente digna! Amigos, este sistema dos estágios profissionais não-remunerados funciona porque nós somos coniventes com ele!

Amigo, quando encontrares um anúncio de estágio profissional não-remunerado, diz NÃO OBRIGADO!

2 comentários:

Laranj@ disse...

É verdade o que dizes, mas é o país que temos. Em parte somos responsáveis por esta situação...
Não é a nossa própria Ordem que patrocina isto? Eles deviam ser os primeiros a dizer NÃO OBRIGADO... no entanto não é isso que acontece!
Para quê contratar, se conseguem ter trabalho qualificado à borla? Para quê assegurar um emprego se todos os anos podem vir pessoas acabadinhas de sair da Faculdade, com novos sonhos, novas experiencias, e acima de tudo com novas ideias?

Psyque disse...

E nós recém-licenciados cheios de sonhos e vontade de colocar em prática anos de estudo aceitamos esta situações porque "sempre é experiência que se ganha e enche o curriculo".

Eu espero honestamente q a Ordem venha colocar alguma ordem nesta barafunda toda!

O meu trabalho pode ser inexperiente mas não é lixo e por isso merece ser pago!

Obrigada pela sua partilha Laranja!