terça-feira, junho 19, 2007

A Constituição Europeia: Que futuro?


No passado do0mingo, o Professor Martelo (vejo demasiado contra-informação eu sei)relembrou os portugueses que faltam menos de 15 dias para Portugal assumir a sua 3ª presidência da União Europeia. E tem já em mãos a “batata quente” da Constituição Europeia da qual a Alemanha tão airosamente se livrou…

Pessoalmente, ainda não tenho uma opinião 100% formada. Sinto que falta debate público sobre o assunto, um debate que verdadeiramente nos esclareça sobre as vantagens e consequências da existência de uma Constituição Europeia. E talvez até fosse mais sábio ser o j.r... a discutir este assunto visto que ele, de todos nós, é o melhor informado e com posição esclarecida. Mas, o j.r... tem estado muito preguiçoso...

O que me parece óbvio é que, caso todos os membros da União não ratifiquem o documento, a essência e propósito da União estará em causa.

Afinal, que Europa é esta que estamos a construir?
Uma potência económica? Parece que as bases ideológicas que orientaram a formação da União se encontram esquecidas e os europeus sabem disso. Por isso, mais do que discutir a Constituição, temos de discutir o futuro da União Europeia e os seus propósitos.

Sem comentários: