quinta-feira, abril 26, 2007

Quanto vale a vida humana?


Este post surgiu através do que temos ouvido recentemente nos media sobre o massacre nos EUA e sobre um anúncio na Internet para a venda de uma criança. Uma amiga perguntava-me: “Quanto vale a vida humana hoje em dia?”. Se formos atender ao que se passou recentemente… NADA.

A sociedade em crise de valores?
Não gostaria de ter de ser pessimista ao ponto de dizer que o único valor da sociedade neste momento é mesmo o dinheiro, mas sinto-me tentada. (Talvez acrescentasse igualmente a fama e o fast-tudo). Parece que o valor da vida humana se resume ao valor da arma e das balas ou então ao desejo incontrolável de TER um filho. Sem tirar responsabilidade aos indivíduos, gostaria de salientar as culpas da nossa sociedade em tudo isto. Vivemos numa sociedade interessada no consumo e na vivência intensa, onde a violência é gratuita e o que interessa é que a minha nova playstation é mais fixe do que a do meu vizinho (mesmo que para isso tenha de deixar de pagar a renda este mês).

Massacre nos EUA.
Hei-de voltar inúmeras vezes ao debate da violência porque é algo que mexe muito comigo. O jovem que perpetuou o massacre tinha problemas psicológicos graves (obviamente) e necessitava de ajuda. Mas o pensamento por detrás do acto é que verdadeiramente me perturba: “ah, chateei-me com a minha namorada, vou dar-lhe um tiro para ela aprender!”. Consegues entender? Há uns tempos li num jornal que os assassinatos por encomenda de antigos companheiros amorosos tinham aumentado drasticamente em Portugal. Isto faz-vos sentido?!

Tráfico de Pessoas.
O caso do anúncio da venda de bebés na Internet veio relembrar-nos da lacuna que existe na lei portuguesa que não penaliza a venda de pessoas. Mas veio também chamar-nos a atenção para a ESCRAVATURA do séc. XXI que infelizmente ainda existe. Como é possível que se venda uma criança como quem vende um cão de raça? É que parece mesmo um anúncio de venda de animais de estimação! Onde é que está o direito à dignidade das pessoas?

Onde está a igualdade e o respeito pelo outro?
No lixo? Espero que não. Ou estaremos a caminhar para um sítio que eu não quero descobrir onde vai dar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é amiga... E aqui surge uma questão relevante, dado o ponto em que se encontra a hierarquia de valores das sociedades ditas modernas. Mas afinal que mundo é este em que uma vida é (por vezes) simplesmente um meio, um mero instrumeno? Não há motivo nenhum que dê o direito a alguém de tirar a vida a outra pessoa, ou sequer ameaçar essa vida (por muito perturbada que esteja).