quinta-feira, abril 19, 2007

O Nacionalismo está na moda?


Sei que talvez já seja um pouco fora de horas mas gostaria de expressar aqui a minha indignação pelo cartaz que um movimento nacionalista colocou na Marquês de Pombal. Esse cartaz dizia algum do género: “Imigração não! Nacionalismo é a solução!”.

Mensagem sugestiva.
Para mim e acho que para todos que tiveram a infelicidade de dar de caras com aquela aberração, é claro que isto é uma mensagem que incita à xenofobia e ao ódio entre raças. Eu sinceramente não percebo como foi permitido que um cartaz destes fosse colocado na rua quando me parece que viola claramente a igualdade de direitos dos imigrantes e o seu direito a estar neste pais. Não me digam que isto não vai contra a Constituição Portuguesa…

Imigrantes são bode expiatório.
A situação do país não está famosa, todos sentimos isso na pele. O desemprego está em valores recordes, o custo de vida é elevado, os salários são baixos e alguns dos serviços públicos (nomeadamente a saúde) são desastrosos. Mas em que medida isso é culpa dos imigrantes? Eles muitas vezes vêm para aqui fazer os nossos trabalhos “sujos” que nós portugueses, nos recusamos a fazer e ajudam a produzir muita da riqueza do país.

Imigrantes ilegais tiram emprego aos portugueses. (?)
Esse é um dos muitos argumentos que eu já ouvi mas não o aceito. Os imigrantes não estão ilegais porque querem! Mas sim porque o processo de legalização é demorado e demasiado burocrático. E como não têm papéis e não podem descontar, sujeitam-se a trabalhar em condições desumanas e com salários vergonhosos. E porquê? Porque os patrões se aproveitam das fraquezas destes imigrantes e não têm escrúpulos nenhuns em explorá-los!

Imigrantes aumentam a criminalidade. (?)
Ó meus amigos, isto não passa tudo de um grande ciclo vicioso. Os imigrantes não saem dos seus países para se tornarem criminosos profissionais em Portugal! Sem papéis, sem um salário digno e com muita fomeca na barriguita, é claro que as pessoas vão tentar sobreviver da melhor forma que conseguirem já que não têm acesso a uma rede de apoio social que lhes dê respostas adequadas! Se recorrerem a instituições públicas são imediatamente deportados…

Resposta dos Gato Fedorento simplesmente GENIAL!
Penso que a resposta bem merecida aos membros daquele movimento não poderia ter vindo em melhor altura e ter sido tão explícita. Tenho mesmo muita pena que tenham mandado retirar o cartaz deles, porque fazia todo o sentido…


A solução chama-se integração.
De certeza que não é nacionalismo! Se fazemos parte da União Europeia, onde praticamente já não há fronteiras e onde dentro de algum tempo aprovaremos uma Constituição Europeia (porque mais tarde ou mais cedo será aprovada), não faz sentido pensarmos em nacionalismo. Porque para se ser nacionalista, teríamos de considerar uma retirada da EU e eu não vejo vantagens nenhumas nisso. Tu vês?

O crescimento destes movimentos para mim é verdadeiramente preocupante. Onde iremos parar com estas ideias tão extremistas?

Se te sentiste como eu no meio disto tudo, expressa aqui a tua revolta! Vamos dar um grande BUUUHH às atitudes xenófobas que não têm lugar numa sociedade do século XXI!

1 comentário:

angelaquaresma disse...

´concordo com o que disseste... aliás Portugal sempre foi um país de emigrantes e imigrantes, porque agora tanta polémica por parte daquele p.p. de quem a gente sabe...? mas como eles, existem muitos portugueses a pensarem na mesma maneira, e isso é o que verdadeiramente me entristece... enfim, eu gosto do nacionalismo, até porque se nao formos nós que vivemos em Portugal, a fazer qualquer coisa pelo nosso país, quem o fará??? portugueses ou emigrantes??? importa é quem cá está e quem se interessa por lutar, e muitos emigrantes sentem-se mais patriotas do que muito portugues!