Como é do conhecimento público, recentemente a zona da Birmânia sofreu com a passagem de um furacão perdas materiais e humanas incalculáveis.
A catástrofe natural não poderia ter sido impedida (visto que ainda não temos o poder de controlar a Natureza) mas os seus efeitos poderiam ter sido minimizados! A população poderia ter sido avisada, a protecção civil mobilizada e o cenário talvez fosse diferente...
Obviamente, eles não querem saber da população para nada! Estão mais interessados em manipular opiniões e mantê-los na linha do que pensar no bem-estar da população e desenvolvimento do país. Se não fossem os monges (esses mesmos que a Junta pretende extinguir como se fossem ratos), tudo seria muito pior porque as pessoas nem abrigos teriam!
Ontem vi uma noticia veiculada pelo governo de Myanmar em que um dirigente afirmava que a população regressava às suas rotinas normais e que o governo até estaria a distribuir televisões e dvd's (!?!). A quem é que eles querem fazer passar por estúpidos? Para que é que as pessoas querem televisões se a electricidade deve estar muito provavelmente cortada? E o que é que as pessoas vão ver? Mentiras governamentais? Propaganda?
O governo francês (num acto de imensa coragem) propôs à ONU entrar-se em Myanmar à força, sem autorização. Proposta recusada. Enquanto isso a ONU parece impotente nas suas negociações com o governo daquele país. O mundo já mobilizou somas avultadíssimas para ajudar a antiga-Birmânia. Os aviões e as pessoas estão paradas nos seus países à espera de autorização para partir. Enquanto isso, milhares esperam ver as suas necessidades básicas satisfeitas... O cenário que está a formar-se na minha cabeça é verdadeiramente tenebroso...